domingo, 9 de agosto de 2009

RAZÕES PARA ESTAR NA IGREJA



1. Foi criada por Jesus – Abandonar a igreja ou não se envolver com suas atividades é menosprezar uma obra criada por Deus (Mateus 16.18). É desvalorizar a sabedoria do Senhor, que criou a igreja com o propósito de proteger o seu rebanho. Na linguagem do campo, a igreja seria semelhante ao “curral” das ovelhas.

2. É um lugar para todos – Numa igreja não pode haver acepção de raça, de cor, de status social, nem preconceito de qualquer tipo. Todos são bem-vindos na igreja. Deus ama a todos (Romanos 2.11). Uma igreja fiel deve tratar a todos de forma igual, pois perante Deus somos irmãos em Cristo Jesus.

3. Possui uma mensagem vital – Por mais que igreja seja constituída de pessoas imperfeitas — qual instituição entre os homens é perfeita? —, ela é a única que carrega uma mensagem transformadora, capaz de dar vida ao homem. Seja a igreja constituída de pessoas extrovertidas, seja constituída de pessoas mais reservadas — é uma questão de personalidade e cultura —, o que faz a diferença é o tipo de mensagem que ela carrega. Se a igreja estiver focalizada em Cristo, ela cumprirá sua missão no mundo.

4. Há uma missão para cumprir – Apesar de hoje em dia, para muitos, a igreja ter se tornado num ponto de encontro, ou numa “varinha de condão” que resolve todos os problemas, não é este o propósito principal da igreja no mundo. A igreja está no mundo para levar o homem a Deus, através de Jesus Cristo (João 13.13-15). E, como a igreja somos nós, você e eu temos essa responsabilidade. Deixar de estar em igreja é deixar de “pastar” (alimentar-se). É também no “curral” da igreja que o Senhor irá tratar as feridas do seu rebanho. Um rebanho enfraquecido não tem a menor condição de cumprir a missão dada pelo Senhor.

5. É lugar de crescimento – Ao contrário do que muitos pensam, igreja não é o templo. Igreja são as pessoas que estão dentro do templo. São todos aqueles que receberam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Jesus reuniu seu rebanho para que pudessem ser ensinados na Palavra de Deus a orar, a amar, a perdoar, a exercer compaixão, a ter responsabilidade, a obedecer, etc. E também possibilitou um estágio prático, o de conviver com diversos tipos de pessoas (João 17.21,23). É a prática do conhecimento da palavra de Deus que nos faz crescer. E se errarmos, é melhor errar entre os crentes do que entre os incrédulos, que não têm conhecimento de Deus.

6. É segurança para a volta do Senhor – Jesus voltará! Assim diz a Palavra de Deus. Também existe um conselho: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10.25). Já não é fácil ser um crente fiel a Jesus no mundo em que vivemos, mas, como não será a vida de alguém que nem na igreja está? Uma pessoa que não assume um compromisso com a igreja já está sendo um testemunho contra ela mesma de que não suporta conviver com os irmãos, ou de que não está disposta a submeter-se às autoridades que Deus constituiu, ou de que está mais preocupada com sua própria vida do que em confiar no Senhor, ou pior, de que definitivamente assumiu uma vida de pecado e inimizade contra Deus. Creio que no dia em que o Senhor voltar Ele vai pegar muitos “crentes” de surpresa, pessoas que abandonaram a igreja.

7. É testemunho de amor a Deus - Quem ama uma pessoa quer estar o maior tempo possível junto dela. Trabalhar para o Senhor é a demonstração de que desejo o Senhor ao meu lado. A igreja é o lugar que Deus preparou para isso. Quem ama ao Senhor Jesus procura uma igreja (Colossenses 2.18,19).

Um comentário:

  1. Boa Pr. Jadison...realmente não há como desenvolver uma vida cristã plena, sem que frequentemos a igreja...
    Parabéns pela postagem !

    Abraço !

    ResponderExcluir