sábado, 8 de agosto de 2009

Como Agir Diante dos Desafios?
(Alessandra P. S. Matta)

Josué 1:
1 E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordäo, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; näo te deixarei nem te desampararei.
6 Esforça-te, e tem bom ánimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 Täo-somente esforça-te e tem mui bom ánimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela näo te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
8 Näo se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque entäo farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 Näo to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ánimo; näo temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.


Como devemos agir diante dos desafios?

Em nosso dia-a-dia sempre temos desafios a serem enfrentados, na família, no trabalho, de saúde, etc. Mas, qual deve ser a nossa atitude diante de cada um?

1º) Devemos confiar em Deus (v.5)! Deus disse a Josué: “Estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. Ele também disse isso a todos os cristãos: “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mt 28.20)

2º) Devemos ser fortes (v.6)! A ordem dada a Josué foi “seja forte”. A nossa força vem de Deus. Veja Salmo 28.7: “O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda”. O v.9 acrescenta: “Não to mandei eu?”, isto é, “não fui eu que te ordenei?”. Significa que aquele que é enviado de Deus não precisa temer.

3º) Devemos ser corajosos (v.6)! Enfrentar os desafios sem se esconder, sem dar tanta importância àquilo que desanima, sem medo de sofrer.

4º) Devemos obedecer a Palavra de Deus (v.7)! Nossas atitudes têm que estar de acordo com a Bíblia, e não com o que pensamos ou com as imposições da sociedade. Em Atos 5.29b diz: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens”.

5º) Devemos falar da Bíblica (v.8)! O nosso testemunho deve ser constante e não somente quando tudo nos vai bem! Independente do momento que estamos passando, existem pessoas carentes de Deus e talvez sejamos as únicas pessoas que podem levar Jesus até elas.

6º) Devemos meditar na Palavra de Deus constantemente (v.7)! Somente assim ganharemos força, coragem, direção, conforto, correção...

7º) Devemos dar o primeiro passo, agir (v.2 e 3)! Nada conquistaremos se ficarmos parados! Temos que enfrentar os desafios, mesmo que exija muita luta. Lembre-se que atravessar o Jordão também parecia impossível, mas Deus tem poder para fazer aquilo que não podemos fazer – Veja Josué 3. 13,17: "Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordäo, se separaräo as águas do Jordäo, e as águas, que vêm de cima, pararäo amontoadas [...] os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes, em seco, no meio do Jordäo, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordäo."

Como podemos saber se confiar em Deus, ser forte, ser corajoso, obediente a Palavra de Deus, falar sobre Deus, meditar na Bíblia e agir, saindo da passividade, pode nos assegurar vitória? O verso 8 afirma: “Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.”

"Näo to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ánimo; näo temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Josué 1.9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário